Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Regularização Fundiária de Imóveis Rurais na Amazônia
Regularização Fundiária de Imóveis Rurais na Amazônia
maio 15, 2018
Regularização Ambiental de Imóveis Rurais
Regularização Ambiental de Imóveis Rurais
maio 15, 2018
Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Curso Expert em Direito Agroambiental – Módulo:

Desmistificando o Georreferenciamento de Imóveis Rurais: do campo ao cartório

O público em geral acredita que fazer um serviço de demarcação de terras por georreferenciamento é simplesmente mexer no GPS, ir nos “cantos” da área, bater pontos e colocar marcos. Quando, na verdade, é muito mais que isso e você que é profissional da área ou que pretendem atuar nesse mercado sabe disso.

Aliás, a experiência profissional obtida nesses 15 anos de atuação na área agroambiental nos autoriza dizer que uma das razões da grande deficiência do profissional que atua nessa área é resultante da sua preocupação automatizada de querer logo: montar o aparelho, usar o equipamento, fixar os marcos em campo (quando coloca) e tirar os pontos (corretamente); descarregar as informações, imprimir, gravar e entregar toda aquela maçaroca para o cliente e receber e ir para o próximo trabalho, sem considerar neste momento as orientações normativas que muitos sequer conhecem ou tem muitas dúvidas, o que comprometerá todos os usos posteriores das peças no futuro.

Isso é um dos motivos de tanta reclamação de serviços mal feitos de georreferenciamento e, certamente, faz com que processos e procedimentos sejam cancelados e de regularização fundiária de imóveis rurais demorem tanto pela série de correções que demandam.

E quando o assunto é SIGEF (Sistema de Gestão Fundiária) e envolve o registro de imóveis? Aí complica mais ainda, afinal você sabe que esse trabalho vai do campo ao registro imobiliário. Ou, não?

Por que criamos o módulo?

No nosso dia a dia como profissionais dessa área constatamos a grande deficiência técnica das peças de georreferenciamento apresentadas, o desconhecimento de procedimentos básicos de campo, de confecção de peças técnicas, da legislação e de apresentação nos órgãos fundiários e no registro de imóveis.

Isso faz com que aumente a tensão na comunicação entre o cliente, o geomensor, o cartorário e os órgãos fundiários. Pior, faz com que os profissionais envolvidos sejam malfalados, percam tempo fazendo correções impedindo de aumentar e atender a sua clientela com qualidade.

Por isso, estruturamos o módulo Desmistificando o Georreferenciamento de Imóveis Rurais: do campo ao cartório, no qual o Prof. Robson Carrera ensinará os fundamentos para quem quer prestar um serviço de georreferenciamento completo e correto em todas as suas fases, seja ele geomensor ou não, podendo tirar as suas dúvidas, tenha uma preparação qualificada e aumente as suas oportunidades de mercado.

Metodologia

Para tanto usamos uma metodologia com total ênfase na prática com linguagem acessível sempre apoiada na legislação e na melhor técnica já aplicada em treinamentos para profissionais geomensores ou não.

Sem enrolação e direto nos pontos fundamentais para saber lidar com essas questões, principalmente diante da situação fundiária de demarcação de terras que é um dos eixos principais para combater a grilagem e reduzir os conflitos fundiários.

Formato

Todos os encontros são on-line com transmissão ao vivo em plataforma que permite total interação dos participantes por chat ou diretamente por audiovisual, visando a máxima oportunidade de participação.

Aliás, o grande diferencial é essa interação com perguntas, a realização de debates e troca de experiências em tempo real.

Perdi aula. E agora?

Todas as aulas ao vivo ficam gravadas para você acessar durante 6 meses a contar da sua disponibilidade na plataforma.

Assim, caso você não possa participar da aula ou queira rever o conteúdo diante de uma dúvida ocorrida no curso da sua atuação profissional, você poderá assisti-la neste período quantas vezes precisar.

Tem material de apoio?

Todos os materiais utilizados nas aulas também ficam disponíveis de forma organizada na plataforma de membros do curso.

Portanto, os slides em PDF, textos, legislação, jurisprudência e outros vídeos citados nas aulas e de outra natureza.

Tem canal de contato com os instrutores?

Além disso, manteremos um grupo fechado no Facebook e no WhatsApp para informes e dúvidas sobre o curso ou resultantes da sua atividade.

Qual a carga horária?

São 15 horas de aula ao-vivo ministradas em 5 encontros, sendo um encontro por semana.

O nosso maior objetivo

O Prof. Robson Carrera irá ensinar como transferir o seu trabalho técnico de georreferenciamento de imóveis rurais para as peças técnicas, SIGEF e registro público, demonstrado nas páginas on-line do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) do INCRA, assim como descrever os limites naturais e artificiais no âmbito da Certificação e Registro Imobiliário, diminuindo as distâncias e agregando credibilidade no seu trabalho de georreferenciamento de imóveis rurais para o cliente, o geomensor, o cartorário e os Comitês Regionais de Certificação e o Comitê Nacional de Certificação e Cadastro do INCRA.

Tem certificação?

Sim. Recebem o nosso certificado do módulo o aluno com presença em 75% dos encontros on-line e ao vivo, e tenha obtido nota mínima 7,0 (sete) na prova de certificação que é opcional.

Para quem é o curso? Precisa ter alguma formação em jurídica ou ser advogado?

Não. Este curso pode ser feito por qualquer pessoa que lida ou lidará direta ou indiretamente com questões fundiárias de imóveis rurais, tais como:

  • Operadores do Direito (acadêmicos, bacharéis, advogados, juízes, membros do Ministério Público, auxiliares da justiça e do Ministério Público;
  • Produtores rurais (agricultor familiar ao agronegócio);
  • Profissionais da Engenharia (acadêmicos, engenheiros florestais, agrônomos, cartógrafos, agrimensores, ambientais e afins, técnicos agrícolas e ambientais);
  • Oficiais de Registro de Imóveis;
  • Corretores de imóveis;
  • Instituições financeiras e fundos de investimentos;
  • Remanescentes de quilombos;
  • Populações tradicionais;
  • Movimentos Sociais.

Conteúdo

Assunto 1 – Conceitos e Definições aplicadas ao georreferenciamento de imóveis rurais;

Assunto 2 – Todas as formas e técnicas de georreferenciamento de imóveis rurais (métodos de posicionamento);

Assunto 3 – Legislação, técnicas e formas de georreferenciamento por drones e vants;

Assunto 4 – Tipos de vértices e aplicação do georreferenciamento em vértices materializados (Marcos) e não materializados;

Assunto 5 – Cálculos aplicados;

Assunto 6 – Como levantar os diversos tipos de limites, como rios, igarapés, estradas, vicinais entre outros e descreve-los;

Assunto 7 – Georreferenciamento de imóvel rural com documento de domínio e em processo de regularização fundiária;

Assunto 8 – Quais os tipos de marcos e como construí-los;

Assunto 9 – Entendendo a certificação e o SIGEF;

Assunto 10 – As ações de certificação;

Assunto 11 – Desmembramento e Remembramento de áreas;

Assunto 12 – Cancelamentos e retificações de parcelas retificadas;

Assunto 13 – Sobreposições com unidades de conservação, terras indígenas entre outros com sua parcela certificada;

Assunto 14 – Quais as mudanças que o geomensor faz, o cartorário faz e o Incra permite;

Assunto 15 – Quais e como são as sanções administrativas poderão ser aplicadas pela utilização do SIGEF;

Assunto 16 – Qual o papel do cliente, geomensor, cartorário e o INCRA no georreferenciamento de imóveis rurais.

Tenha acesso agora mesmo ao Curso!

Gostou de nosso conteúdo? Inscreva-se e tenha a cesso a todo o curso e vantagens.

 

INSCREVER-SE

2 Comentários

  1. EMERSON BONFIM NASCIMENTO disse:

    Boa tarde, gostaria de informações sobre o curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, quando começa e o valor do curso?

    • Atendimento Atendimento disse:

      Olá, Emerson! Tudo bem? Espero que sim.
      Emerson, temos a previsão de início das inscrições para janeiro de 2019 quando divulgaremos o valor do curso e demais informações importantes. A nossa previsão para o início do curso é o final do mês de fevereiro.
      Caso você tenha interesse em garantir o valor promocional de lançamento envie um e-mail para nós e receba também informações antecipadas para inscrição no curso.
      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *